Eu nunca mamei...parece um pouco estranho escrito assim, desta forma, mas é bem verdade. Pertenço a uma geração vítima de uma "onda" médica que aconselhava rapidamente a deixar a maminha e passar ao leite industrial...triste realidade a minha...passei a ter todo o tipo de alergias, doenças, enfim, um rol de complicações que demonstravam a minha pouca imunidade.
Infelizmente nunca soube o que era mamar, nem o sabor do leite materno. Também ninguém recorda o sabor do leite materno, a não ser que tome duas decisões:
- ou fala com alguém que está a amamentar e pede para experimentar o sabor, o que pode valer...no mínimo, prisão;
- ou experimenta saudavelmente o sabor do leite materno da mãe da nossa filha...e, amigo pais, há coisas que eu não consigo entender: como não experimentar o leite materno? como não tentar incorporar o sabor que a nossa filha está a experimentar?
Pois acredito que seja um problema meu...porque não mamei, mas conheço alguns homens que fizeram o mesmo e outros que responderam:
- o quê? estás maluco?
Com a minha idade, essa resposta merece um:
- tudo menos maluco...estou numa fase "renascentista"...tenho de experimentar tudo!
A prática revela um sabor adocicado, mas o que permanece é a temperatura do leite...não precisa de micro-ondas...vem preparado na temperatura ideal, com todas as propriedades capazes de revestir o organismo da nossa pirralha com uma armadura medieval contra qualquer invasor doentio.
Acontece que nem todas as nossa queridas mães têm o espírito preparado para partilhar o leite materno com o pai da sua herdeira...
Mas pergunto: e se elas estivessem no lugar oposto? não quereriam experimentar? elas também experimentam...pelo menos se tiverem o meu espírito, colocam uma gota no dedo e provam o que produzem. Como pode alguém partilhar algo tão belo sem dominar todas as vertentes do processo?
Há casos detectados de má qualidade do leite materno porque a mãe teve o bom senso de provar o próprio leite e concluir que era...mau de sabor...logo...impossível de partilhar com o bébé.
A experiência é tudo...pelo menos quase tudo!
Pergunta: O que fazer quando não deixam o pai experimentar o leite materno?
Resposta: Desenrasquem-se!
Manual obrigatório para leitura:
Sem comentários:
Enviar um comentário